domingo, 13 de abril de 2008

Papa-ratos (Ardeola ralloides)

O Papa-ratos, uma garça rara em Portugal

O Papa-ratos é uma garça migradora transaariana, de bela plumagem, e também uma das mais raras na Europa. No nosso País, a sua tendência populacional é desconhecida, não estando bem determinadas a sua distribuição e abundância

O Papa-ratos (Ardeola ralloides) pertence à família dos Ardeídeos (garças), que inclui o maior número de espécies nidificantes de aves aquáticas em Portugal. É uma garça de tamanho médio, com plumagem branca no abdómen e asas, e pardacenta no dorso, o qual na época de reprodução, adquire uma coloração castanho-alaranjada. Habita em zonas inundadas de água doce, pouco profundas e com vegetação densa onde forma, geralmente, uma minoria em colónias mistas de garças.

Apresenta uma distribuição dispersa através da Europa Meridional, do Sudoeste da Ásia, Norte e Centro de África. É considerada uma das garças mais raras na Europa, o que condiciona a informação disponível, não estando sequer bem determinadas as suas condições de ocorrência. Esta situação é agravada pelo facto de ser uma ave migradora que percorre milhares de Km, entre as áreas de reprodução e invernada, atravessando fronteiras de países e continentes o que dificulta a recolha de dados sobre a ecologia da espécie e consequentemente, a tomada de medidas para a sua conservação.

Sem comentários:

Enviar um comentário